#02 Curso grátis de WordPress para iniciantes – Páginas e Posts

dicas para vencer a crise
2020 um ano lucrativo: Prepare sua empresa para decolar
6 de janeiro de 2015
#02 Curso grátis de WordPress para iniciantes - Páginas e Posts 2
Ficou fácil conseguir mais clientes com estes 4 E-books
11 de fevereiro de 2015
#02 Curso grátis de WordPress para iniciantes - Páginas e Posts 3

Nesta segunda parte de nosso Curso grátis de WordPress iremos explicar com detalhes como se trabalhar com as páginas e posts no painel administrativo, apesar de parecerem assuntos diferentes o wordpress integrou muito bem as ferramentas de ambos, provavelmente ao entender como inserir posts você não terá dificuldades em trabalhar com as páginas.

Um resumão sobre WordPress: ele é um sistema de gerenciamento de conteúdo que inicialmente foi feito para blogs, mas cresceu e começou a atender sites e hoje em dia até mesmo lojas virtuais, comunidades e muito mais. Ou seja, o WordPress fica “por trás” de um site – é o sistema usado para administrá-lo: Através dele o responsável pelo site realiza atualizações de conteúdo, cria novas seções, adiciona novas funcionalidades/ferramentas e muito mais.

Conforme comentei no início do post, há o wordpress.com, que é específico para blogs. Você pode ler mais sobre ele clicando no link.

Na primeira parte de nosso Curso grátis de WordPress ensinamos tudo sobre a dashboard, plugins e como fazer a administração do wordpress, caso você ainda não tenha visto esta aula recomendamos que veja.

 Curso grátis de WordPress

Curso grátis de WordPress

Como inserir posts no WordPress

Os posts normalmente são criados para o blog de seu site embora isso não seja uma regra acontece na maioria dos temas desenvolvidos para WordPress, nos posts você terá acesso a algumas opções adicionais como a criação de categorias e ativar ou não comentários em seu artigo.

O WordPress também tem uma novidade na edição de artigos, O Gutenberg. Ele acrescenta um novo menu no seu painel do WordPress que apresenta uma versão demo (como pode ser observado abaixo) e a possibilidade de criar um novo post. Uma vez mais, a finalidade desse menu está possivelmente apenas relacionada com testes. Como pode ver, o editor visual parece ser muito diferente do que aquilo a que está provavelmente acostumado. Tem uma sensação muito parecida com o Medium, o que é excelente.

Infelizmente neste vídeo ainda falamos sobre a versão padrão de edição do WordPress, mas temos certeza que você mesmo assim terá grande proveiro.

A primeira aparição do WordPress foi em 2003, quando seus desenvolvedores, Matt Mullenwey e Mike Little, começaram a fazer uma plataforma inédita para blogs.

Depois de algumas reformulações, a primeira versão oficial do WordPress, a 1.0, foi lançado ao público no começo de 2004.

Esta versão era bem simples e nem se compara à versão atual em termos de funções, recursos e nível de navegação e usabilidade do usuário.

Ainda assim, ela já continha duas das principais funções do WordPress que conhecemos hoje: um editor de conteúdos e um gerenciador de usuários.

Também havia uma área de moderação de comentários de usuários e a instalação da ferramenta também era simplificada.

Desde então, o WordPress passou por reformulações, ganhando atualizações completas, com uma variedade de recursos e funções disponíveis a um só clique da instalação.

Principais Características do WordPress

Conhecer as características do WordPress faz com que o usuário entenda melhor por que o CMS é o preferido entre blogueiros e donos de sites iniciantes e experientes.

Abaixo estão as principais.

Usabilidade Intuitiva e Dinâmica. Não existe segredo para usar o WordPress. O painel de controle do CMS é intuitivo e dinâmico a ponto das principais opções, recursos e funcionalidades estarem ao alcance de um só clique. Tudo está descrito à esquerda e basta selecionar a opção para administrar o que quiser.

O WordPress.org é grátis! Isso mesmo, você “leu” direito! O WordPress.Org é uma ferramenta open source, isto é, de código aberto (o que permite a você customizar e adicionar novas funcionalidades) e gratuita. Basta você baixá-lo no site oficial, instalar no seu servidor de hospedagem (já vinculado ao seu domínio) e pronto! É só se divertir pensando e construindo cada partezinha do seu site/blog.

Em nosso Curso grátis de WordPress você vai aprender a criar páginas e Posts

Apesar das páginas usarem a mesma sistemática dos posts na hora de serem criadas normalmente são usadas para fins diferentes, Estás páginas tem o objetivo de falar um pouco sobre a empresa ou o blog em questão, exibir mapas e formulários de contato entre muitas outras utilidades.

Nesta vídeo aula vamos explicar na prática como criar Posts e Páginas. Também ensinaremos como você poderá usar as opções do WordPress para inserir senhas nestes artigos, criar categorias, tags, descrição e outros adicionais para deixar suas paginas mais turbinadas.

 

TENHA UM SUPER SITE PAGANDO R$63,90 MÊS