Benchmarking: o que é e como aplicar em sua empresa

Otimize suas vendas com as estratégias de Marketing Digital
23 de fevereiro de 2021
vendas
Como bater a meta de vendas em 6 dicas
26 de fevereiro de 2021
benchmarking

Com as alterações do ambiente mercadológico, que agora está mais online do que nunca, surgem novas formas de análise dos negócios, uma delas é o benchmarking, que cresce com uma ferramenta que ajuda nas estratégias de marketing digital.

O benchmarking tem a vantagem de ser uma análise que pode ser inserida no contexto dos mais diferentes segmentos do mercado, desde uma revenda de produtos diversos, a empresas especialistas em montagem de tubulação, por exemplo.

Porém, o que é exatamente essa análise? Você vai ver nos próximos tópicos que também vão trazer dicas de como aplicar o processo na sua organização, continue a leitura!

O que é exatamente benchmarking?

Fundamentalmente o benchmarking é um procedimento de análise da concorrência. Isso significa que o conceito prevê a realização de pesquisas como organizações que atuam no mesmo setor.

Por exemplo, uma empresa especializada na produção de envasadora de líquidos, vai analisar as empresas que trabalham com o mesmo tipo de equipamento.

A razão que o benchmarking é estratégico para as organizações dos mais diversos setores e portes é que ele confere uma visão ampla do posicionamento da empresa bem como dos seus concorrentes.

Isso permite que a empresa obtenha ideias que possam gerar benefícios para o seu negócio, como:

  • Diferenciais;
  • Pontos fortes e fracos;
  • Melhorar práticas nos âmbitos de atendimento, logística, entre outros.

Resumidamente, a técnica serve como meio de aprimoramento e alinhamento com as tendências do mercado em relação a determinado nicho de negócio de uma organização.

Um detalhe importante sobre o Benchmarking é que esse método não significa copiar ideias, mas sim, se inspirar e procurar maneiras de se diferenciar com suas próprias estratégias.

Por exemplo: se sua empresa trabalha com a venda de motores elétricos weg, e por meio do Benchmarking, analisou que seus concorrentes estão atuando nas redes sociais, essa é uma inspiração para criar a sua própria fanpage nas redes sociais e se tornar mais competitivo!

Agora que você conhece um pouco mais sobre o benchmarking, vai ver nos próximos como aplicar o método.

Defina indicadores

Antes de seguir para as ações é necessário definir os indicadores de análise, ou seja, efetuar o planejamento, que é nada mais que as informações que quer obter de outras empresas do mesmo ramo de negócio.

Pode ser, por exemplo, analisar produtos, avaliar a abrangência de atendimento, perfis de clientes atendidos, avaliar ações de marketing efetuados, entre outros.

É comum na prática de benchmarking selecionar ao menos três organizações concorrentes para que haja uma boa quantidade de dados obtidos e avaliados.

benchmarking

Marcar presença em eventos

Uma das maneiras de optar por dados do mercado e da concorrência é participar de eventos da área, que muitas vezes contam com uma boa quantidade de organizações, desde as mais experientes do setor às recentes no mercado.

A partir daí, é realizada uma análise de todas as empresas participantes, a fim de obter insights para o próprio negócio.

Use os canais de relacionamento sociais

Outra forma de aplicar o benchmarking é usando as redes sociais, que são canais que permitem analisar uma série de fatores da empresa concorrentes, como engajamento dos clientes, tipos de publicações, campanhas de anúncio, entre outros.

Utilize ferramentas digitais

Ferramentas como o Google Analytics dão a oportunidade para empresas avaliarem o potencial dos concorrentes com relação à quantidade de tráfego no site, publicações mais acessadas, entre outros dados.

Essas informações, certamente fazem a diferença não apenas na ampliação do conhecimento da concorrência como traz é uma forma de obter ideais para melhorar o desempenho do site da organização.

Aplicando esses métodos que se relacionam com a prática de benchmarking, a sua empresa, vai ter uma visão mais abrangente do que precisa ser melhorado para atingir mais lucros e visibilidade.

Gostou do conteúdo? Conte nos comentários! Este conteúdo foi produzido pela equipe Soluções Industriais

FALE CONOSCO