Conteúdo interativo: o que é e como usar

Business Intelligence
Business Intelligence: o que é e qual a importância para sua empresa
7 de dezembro de 2020
redes sociais
4 passos para promover seu negócio nas redes sociais
7 de dezembro de 2020
Conteúdo interativo

Se você ainda não ouviu falar sobre os conteúdos interativos, saiba que pode estar perdendo uma grande oportunidade para se destacar em seu mercado.

Afinal de contas, mesmo sem ouvir falar, temos quase certeza que você já viu um conteúdo interativo ou até mesmo compartilhou com seus colegas de trabalho, parentes ou amigos.

Pelo conteúdo interativo estar se tornando uma grande tendência, muitas empresas observam uma grande oportunidade para elaborar estratégias diferenciadas. 

Com o conteúdo interativo, você pode alavancar a imagem do seu negócio no mercado e obter uma série de vantagens e benefícios.

Seja em um comércio, indústria de manta térmica para telhado, construtora entre qualquer outro segmento, o conteúdo interativo certamente pode gerar muitos diferenciais competitivos.

Pensando nisso, nós preparamos este conteúdo para te explicar com mais detalhes sobre o conteúdo interativo. 

Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

O que é conteúdo interativo?

De maneira básica, o conteúdo interativo se baseia em um conteúdo no qual o leitor consegue participar e interagir a partir das suas informações. Ou seja, ele é um formato de conteúdo dinâmico e que interage com os usuários participantes.

Alguns dos grandes exemplos dos conteúdos interativos são os com quizzes, infográficos animados, calculadoras, entre outros, Nos dias de hoje, também existem inúmeras possibilidades de conteúdos interativos.

O conteúdo interativo é um formato considerado muito mais eficiente para chamar a atenção dos leitores, do que apenas publica um simples texto.

Se sua empresa atua com serviços de gerador de energia, por exemplo, é possível realizar simulações onlines, desenvolver webinars, entre outros tipos de materiais que chamem a atenção dos seus consumidores.

Como usar o conteúdo interativo

Você provavelmente está se perguntando como é possível utilizar o conteúdo interativo em suas estratégias, não é mesmo? Por isso, vamos ver abaixo quais as formas mais comuns de utilizá-lo:

Quizzes

Basicamente, os quizzes são formatos de conteúdos geralmente utilizados para educar e entreter um determinado público. Eles possuem uma modalidade de leitura mais leve e dinâmica, e por isso, é relevante para o público.

Conteúdo interativo

Conteúdo interativo

Calculadoras

Outro forma de conteúdo interativo são as calculadoras. Se você vende bucha de nylon, por exemplo, a calculadora é um formato de conteúdo em que o leitor pode saber sobre o peso do produto, quantidade, entre outras opções.

Questionários

Há algumas razões para se verem marcas a lançarem testes e questionários e a principal é que realmente funciona!

O público gosta de ser ouvido e gosta de testes que lhe deem respostas personalizadas.

Estes testes para além de serem adorados pelo público, são ideais para conseguir mais tráfego e backlinks.

Ebooks

Os Ebooks são considerados um dos formatos mais clássicos de conteúdo interativo. Mas mesmo assim, eles continuam sendo altamente eficientes e tem sido uma escolha interessante para aqueles que querem ler o conteúdo aos poucos ou em outro momento.

Afinal, é possível combiná-los com vídeos, imagens, gráficos e diversas animações com a intenção de torná-lo mais atrativo para seus clientes!

Infográficos

Por fim, outro formato de conteúdo interativo são os infográficos, eles são uma forma de transmitir dados e informações com apelo visual e tem feito muito sucesso entre os leitores.

Por meio deles, é possível adicionar pontos de interatividade com o material, de maneira que o leitor participe do conteúdo de forma otimizada! De uma forma que o leitor se sinta dentro do que está sendo apresentado. 

Agora que você já sabe o que é o conteúdo interativo e como usá-lo, o que acha de investir nessa tendência? Gostou do post? Conte para nós no comentários. 

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

FALE CONOSCO