8 dicas para criar engajamento nas mídias sociais da sua empresa

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criar engajamento

Apesar do envolvimento de conteúdo ter caído 50% nos últimos três anos, 92% dos profissionais de marketing ainda acham que a mídia social é importante para seus negócios. Provavelmente, o marketing de mídia social tem uma taxa de lead-to-close 100% maior em comparação com os métodos tradicionais de marketing de saída.

Por quê? Porque o engajamento na mídia social constrói relacionamentos cliente-marca, fortalece a fidelidade à marca e aumenta a defesa boca a boca, que é uma ferramenta de conversão muito mais potente do que a publicidade.

Então, o que causou a queda no engajamento de conteúdo? Há uma série de fatores a serem considerados, incluindo as mudanças no Feed de notícias do Facebook, que reduziram o alcance da página entre outros.

O público de hoje está tão insensível ao dilúvio de conteúdo que as marcas precisam encontrar novas maneiras de alcançar proativamente, em vez de esperar passivamente que eles se envolvam.

E a chave aqui é o engajamento – conversas bidirecionais, significativas e de alto valor. Essencial, a parte ‘social’ das ‘mídias sociais’. Se você está vendo uma queda nas taxas de engajamento, aqui estão 8 dicas para gerar novas ideias e ajudá-lo a sair dessa crise.   

1. Seja ativo e consistente ao responder a comentários e mensagens

A maior chave para o sucesso do engajamento na mídia social é construir relacionamentos significativos de longo prazo com seu público. Viralizar seu conteúdo não vai funcionar mais – o que o público realmente deseja é uma conversa responsiva, interação que eles sabem que fará a diferença.

O cuidado com a mídia social é uma das formas mais eficazes do marketing, o que significa que, se as marcas não respondem aos comentários ou mensagens, sua resposta real é: “Não nos importamos muito com você”.

A solução? Envolva-se genuinamente em conversas com seu público. Se bem feito, isso pode levar a um efeito cascata, aumentando o alcance orgânico de sua postagem e a visibilidade nos feeds de notícias, o que leva a taxas de engajamento ainda mais altas e assim por diante.

Responda de forma rápida e consistente ao máximo de comentários possível e nunca use respostas copiar e colar. Respostas padrão são aceitáveis ​​para mensagens privadas, mas não parecem lisonjeiras quando colocadas uma após a outra em comentários públicos.

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2. Ter personalidade

As pessoas farão julgamentos sobre sua marca com base na maneira como você se relaciona com elas nas redes sociais, portanto, seja sempre autêntico. Conheça a voz de sua marca na mídia social – e sim, é possível ter diferentes vozes de marca ao abordar diferentes públicos.

Isso é particularmente importante porque 80% das pessoas nas mídias sociais optam por seguir marcas com base no fato de seu conteúdo parecer autêntico. Na verdade, as pessoas muitas vezes deixam de seguir as marcas por não terem personalidade ou por usar gírias e jargões que não combinam com a voz da marca.

Tente responder a comentários e mensagens com GIFs ou memes de vez em quando – é uma maneira muito fácil de injetar um pouco de diversão em sua página. Isso pode tornar seu público mais interessado em se envolver, porque eles estarão ansiosos por sua resposta.

3. Incorpore as imagens certas em suas postagens

Existem toneladas de estatísticas e estudos que reiteram uma descoberta clara – a questão visual. O Buzzsumo mostrou que adicionar recursos visuais a uma postagem no Facebook resulta em 2,3x a taxa de engajamento, enquanto os tweets com imagens podem gerar mais de 150% a mais de retuítes em comparação com atualizações somente de texto.

Mas se sua reação a essas estatísticas for publicar mais imagens, você estará perdendo o ponto. As imagens não podem ter hiperlinks, então a maioria dos editores contornam isso colocando sua URL na legenda – o que acaba sendo metade da eficácia de postar um link com uma imagem de visualização atraente.

Infelizmente, o Facebook removeu a função que permite às pages modificar as visualizações de link, o que significa que tudo o que aparece como imagem de visualização, título da página e descrição é obtido diretamente dos metadados da página.

Para contornar isso, no entanto, você pode tentar usar um serviço como o ShareKit para controlar e personalizar o que é exibido quando você compartilha um link nas redes sociais. 

O benefício adicional é que, se você compartilhar a mesma postagem ou página várias vezes (como sua página inicial, por exemplo), poderá personalizar cada uma com imagens diferentes a cada vez, para que a visualização do link nem sempre tenha a mesma aparência.

As postagens no Twitter também geram melhor engajamento quando os profissionais de marketing usam os cartões do Twitter. O ShareKit permite que você os crie sem ter que mexer em nenhum código.

E se você precisar de algumas fotos de banco de imagens com aparência moderna que não pareçam rígidas ou exageradas, há várias opções bonitas (e gratuitas) da FreePik .

4. Peça feedback e comentários

Precisa conduzir um grupo de foco? Você tem o melhor grupo de candidatos ao seu alcance. Peça feedback a seus seguidores sobre seu produto ou serviço e responda a cada um de seus comentários (especialmente os negativos).

Inicie uma conversa sobre um tópico de tendência e pergunte quais perguntas eles gostariam de ver respondidas na próxima postagem do blog ou seminário on-line. Pergunte como eles enfrentam certos desafios ou qual foi a melhor experiência deles com relação a um determinado produto ou plataforma. 

Quanto mais você souber sobre seu público, mais fácil será fazer boas perguntas e um conteúdo melhor. O envolvimento da mídia social precisa ir além de obter curtidas, compartilhamentos e emojis para fazer conexões reais com os consumidores. Como alternativa, crie uma votação apenas por diversão. Twitter, Facebook e Instagram têm funções de pesquisa integradas para você.

5. Publique conteúdo atual e relevante

Considere explorar tópicos em alta e fazer marketing social baseado em eventos. E você não precisa se limitar a feriados convencionais como o Dia dos Namorados ou o Natal – feriados da cultura pop como o Star Wars Day oferece muito mais potencial para conteúdo divertido e compartilhável.

Existem algumas ótimas ferramentas de escuta social gratuitas para ajudá-lo a rastrear o que é tendência a qualquer momento. Se você está procurando algo mais robusto e em tempo real, experimente o Google Trends.

6. Tenha uma mensagem e um apelo à ação claros

Hoje é uma era de transparência. O público sofisticado sabe quando está sendo enganado em algo (não apenas nas redes sociais, mas também em todas as outras propagandas) e 66% do público se sente enganado quando percebe que foi atraído para a leitura de conteúdo pago ou patrocinado.

A principal lição é: seja honesto com o que você deseja. Usar palavras claras como “baixar”, “seguir” ou “retuitar” pode resultar em até 23x a taxa de engajamento em comparação com postagens sem CTAs claros. É muito mais provável que seu público interaja com suas postagens se você se dirigir a eles diretamente e for claro ao pedir uma ação.

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7. Reconheça seus fãs e poste conteúdo gerado pelo usuário

Há benefícios claros em usar conteúdo gerado pelo usuário para campanhas, sendo o mais significativo deles o aumento nas taxas de engajamento nas redes sociais. 

Os fãs gostam de ser reconhecidos por suas marcas favoritas, e a repostagem de conteúdo gerado pelo usuário é uma ótima maneira de fortalecer sua comunidade e incluir seus clientes na conversa.

8. Planeje um calendário de conteúdo

O planejamento, por meio de um calendário de conteúdo ou algo semelhante, é importante para garantir que suas publicações nas redes sociais permaneçam consistentes e oportunas.

Kevan Lee, do Buffer, desenvolveu um conceito que ele chamou de “pizza de consistência”, que basicamente postula que conteúdo de qualidade já está disponível em abundância, então talvez a verdadeira chave para se destacar no sucesso da mídia social seja a consistência.

O CoSchedule tem uma das ferramentas de calendário de conteúdo mais abrangentes e aprofundadas do setor e são super generosos com muitos modelos gratuitos e dicas acionáveis ​​sobre o quê, onde, quando e até mesmo como agendar suas postagens de mídia social.

E não se estresse por ter que criar conteúdo original para cada postagem – curar e compartilhar o conteúdo de outras pessoas também é uma boa maneira de aumentar o engajamento.

O envolvimento na mídia social é um investimento em relacionamentos de longo prazo

Se você ainda não entendeu, a mídia social trata de construir relacionamentos, então siga os mesmos princípios de qualquer outro relacionamento social – seja um bom ouvinte, seja autêntico, seja consistente, mas agite as coisas de vez em quando. 

E lembre-se de que não se trata apenas de você e de suas necessidades. Em troca, você obterá um melhor entendimento de sua base de clientes, o que o ajudará a construir melhores produtos ou fornecer melhores serviços, ambos componentes essenciais para preparar seus negócios para o futuro.

Relacionamentos também levam tempo, então não desanime se suas taxas de engajamento não saltarem imediatamente da noite para o dia (mas se isso acontecer, descubra o que seu público respondeu e guarde isso para revisitar em uma data posterior).

Mais importante ainda, a mídia social é um cenário em constante evolução, portanto, esteja pronto para adaptar sua estratégia a qualquer momento.

 

Autor: Rafael Rodrigues
Bio: Criador de conteúdo

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