Diferenciais competitivos: o que são e como aplicá-los para se destacar

vendas
Como bater a meta de vendas em 6 dicas
26 de fevereiro de 2021
Whatsapp
Por que você deve usar o Whatsapp como ferramenta de marketing em sua empresa
26 de fevereiro de 2021
diferenciais competitivos

Diante das incertezas do mercado, maior exigência do consumidor e recorrentes crises econômicas, ser uma empresa que conta com diferentes diferenciais competitivos é a fórmula para manter o negócio sustentável e próspero, mesmo em épocas desfavoráveis.

Organizações que possuem diferenciais importantes se destacam e ganham a confiança dos clientes. Por exemplo, uma empresa que vende amplificador de som profissional, que tem um grande concorrência, pode atrair a preferência oferecendo algo que somente a empresa possui.

Há diversos exemplos, mas antes disso, você vai entender o que são diferenciais competitivos e após saber como aplicá-los na sua empresa, acompanhe os tópicos.

O que significa diferenciais competitivos?

Os diferenciais competitivos significam em poucas palavras, o que a sua empresa tem que a concorrência não tem. É o que torna a empresa singular em seu mercado.

Esses diferenciais podem se referir a variados aspectos como:

  • Capacidade de atendimento;
  • Processos logísticos modernos;
  • Facilidades de aquisição.

Os diferenciais também podem estar associados a produtos. Uma empresa, que atua com portas radiológicas, pode ter como aspecto que diferencia o seu equipamento de outras organizações, a tecnologia empregada, por exemplo.

A seguir, você vai ver quais competitivos investir e como aplicá-los na sua empresa, continue a leitura.

Rapidez em processos de entrega

Quem compra um produto, seja ele mais simples ou mais específico como vassouras magnéticas, por exemplo, quer receber o quanto antes. Por esta razão, a agilidade na entrega é considerado um diferencial competitivo.

Para ter rapidez na entrega, as empresas precisam investir pesado em seus processos logísticos. Há diversos mecanismos modernos que tanto impactam na boa organização quanto na agilidade de entrega. 

Existe também a opção de investir na terceirização dos procedimentos logísticos. Com isso a empresa ganha tempo para focar no negócio e irá contar com um meio especializado para a realização da tarefa.

diferenciais competitivos

Atendimento de alta qualidade

Outra questão que torna uma empresa diferenciada no mercado é a sua qualidade no atendimento ao cliente. O eficiente atendimento melhora a imagem da organização, resultando em menos reclamações e fidelização de clientes.

Para ter um bom atendimento, é indispensável ter um equipe treinada e elaborar uma política, que facilite e confere a rapidez ao processo.

Além disso, a empresa pode investir em mais canais de atendimento – quanto mais, melhor e também em tecnologias como os chatbots, que é uma inteligência artificial que pode ser empregada em sites e outros canais, permitindo que o cliente tire dúvidas de forma imediata.

Ter produtos inovadores

Mais um diferencial que faz toda a diferença na conquista da preferência dos consumidores é o quesito inovação. A inovação torna produtos bem como serviços, mais atraentes frente à concorrência.

A inovação em produtos e serviços demanda estudos e análises frequentes de melhorias e, principalmente, um olhar atento às novidades tecnológicas. 

Portanto, empresas que querem inovar, seja em produtos, serviços ou processos, precisam investir nestes aspectos.

Embora estes diferenciais competitivos, que citamos como exemplos, uma empresa somente se torna única com a compreensão efetiva do seu mercado e especialmente dos seus clientes. Por isso, invista no entendimento das necessidades e preferências dos seus consumidores.

Agora que você já sabe o que são os diferenciais competitivos e o que fazer para aplicá-los e se destacar, o que está esperando para começar seu planejamento agora mesmo? 

Gostou do conteúdo? Conte nos comentários! Este conteúdo foi produzido pela equipe Soluções Industriais

FALE CONOSCO