Geomarketing: aprenda a utilizar no seu negócio

Abordagem de vendas: como fazer corretamente
14 de maio de 2021
Benefícios do tráfego orgânico para o seu negócio
16 de junho de 2021
geomarketing

Com o mercado cada vez mais competitivo devido à transformação digital, muitas empresas apostam em estratégias de marketing para potencializar os resultados além de manter a visibilidade.  

As estratégias de marketing digital se mostram eficientes quando bem aplicadas, a fim de auxiliar as organizações a captar o seu público alvo, gerar leads e conversões.

Por isso, surge a técnica de geomarketing, que nada mais é que uma ferramenta baseada na inteligência geográfica.

Ou seja, se você vende etiquetas personalizadas, é possível alcançar o seu público-alvo em determinada região ao realizar campanhas, por exemplo.

Dito isso, o geomarketing é fundamental nos dias de hoje, para que a sua empresa alcance pessoas interessadas por serviços e produtos da marca no momento certo.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para te explicar o que é geomarketing e como utilizar a estratégia no seu negócio. Continue lendo e fique por dentro do assunto! Vamos lá?

Entenda o que é geomarketing e qual a importância para o seu negócio

Em resumo, geomarketing é definido por envolver ações de marketing digital que utilizam a localização para captar o consumidor. Isso é possível devido ao uso da inteligência sobre a localização para otimizar as campanhas.

E, porque essa técnica é importante para sua empresa?

Como já mencionado no início deste post, o mercado está cada vez mais competitivo e muitas empresas estão inserindo a sua marca na internet. 

Logo, ao usar geomarketing para vender pistola de pintura pulverizadora, por exemplo, é possível entender o comportamento do público que utiliza o app com GPS perto da sua loja, e assim, traçar estratégias mais assertivas.

 Neste contexto, quando um cliente trafega perto da sua loja física, possibilita que a sua marca crie campanhas segmentadas como: mensagens promocionais de produtos ou serviços, oferta para clientes potenciais, entre outros.

Continue lendo e saiba como utilizar o geomarketing na sua empresa!

Como utilizar a estratégia de marketing

Sabemos que o geomarketing envolve as ações estratégicas de marketing que utilizam a inteligência da localização para atrair o público em determinada região. Logo, investir nessa prática é essencial, afinal, nos dias de hoje é quase impossível que um indivíduo saia da residência sem um celular.

Dessa maneira, qualquer empresa pode utilizar o geomarketing, inclusive uma fábrica de desengraxante biodegradável. Confira a seguir as possibilidades de utilizar o geomarketing no seu negócio.

1. Check-in

Muitas empresas usam estratégias de marketing relacionadas ao check-ins para oferecer descontos ou brindes para quem realizar a postagem com a localização da empresa. Isso porque resulta no alcance de outras pessoas que demonstram interesse por serviços e produtos de determinada companhia.

Para isso, utilizar o check-ins é uma ótima opção, pois os usuários estão cada vez mais utilizando as redes sociais para interagir, trocar conhecimentos e até mesmo para realizar uma compra.

geomarketing

2. Geofiltros e geotargeting

Outra forma de usar o geomarketing, é a técnica de geofiltros. Essa prática também envolve as redes sociais, como o instagram e facebook, que permite fazer filtros personalizados de acordo com a identidade da empresa. Logo, o público que estiver no seu negócio, pode abrir as redes sociais e usar o recurso em fotos ou vídeos.

O geotargeting é uma técnica baseada em campanhas de anúncios na web configuradas, ou seja, alcança o público de determinada região a partir da localização em maior audiência.

Além dessas mencionadas, existe a geottaging, voltada na divulgação espontânea e gratuita, e geofencing, que envia notificações em tempo real, através de mensagem no celular ou e-mail.

3. Sites personalizados

Por fim, é possível realizar o geomarketing com sites personalizados. Por exemplo: quando você acessa um site recebe uma notificação em que solicita permissão para receber a sua localização, é o geomarketing em ação.

Assim, as empresas que investem nessa prática utilizam a localização do usuário para oferecer conteúdos personalizados.

Agora que você já sabe oque é geomarketing e como utilizá-lo no seu negócio, que tal colocar em prática? Gostou do post? Compartilhe!

Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

FALE CONOSCO