Posicionamento de mercado: é possível ser mais reconhecido

3 dicas para melhorar a experiência do usuário no seu site
24 de setembro de 2020
Softwares de gestão
Softwares de gestão: como utilizá-los e por que são importantes para seu negócio
19 de outubro de 2020
Posicionamento de mercado

Você acha que possui um bom posicionamento de mercado? Os consumidores te enxergam como você realmente gostaria?

Se acredita que o seu posicionamento pode melhorar e quer tentar novas estratégias para ser mais reconhecido, então você chegou ao lugar certo.

Basicamente, o posicionamento de mercado diz respeito a posição que sua empresa se encontra diante dos seu público-alvo.

Ou seja, posicionar a sua empresa no mercado de maneira estratégia significa alcançar uma visão de destaque para que seus clientes te vejam com mais confiabilidade e credibilidade!

Especialmente no ramo B2B (como no caso de indústrias de serviço de solda), o posicionamento deve ser tratado com o dobro de atenção, uma vez que, por qualquer falha na estratégia de posicionamento, é possível comprometer toda sua imagem e ser ultrapassado pelos seus concorrentes.

Por isso, se você quer descobrir como definir o posicionamento de mercado, nós elaboramos este post com algumas dicas incríveis para fazer você se destacar. Continue nos acompanhando para saber de todos os detalhes do assunto! Vamos lá?

Saiba quais são os seus objetivos

Antes de mais nada, é essencial que você saiba com precisão aonde deseja chegar e quais são os seus objetivos e metas.

Afinal de contas, sem essa visão, seus clientes podem ter uma percepção completamente diferente do seu negócio.

Uma dica nesse momento é observar quais são as soluções que os seus produtos e serviços oferecem. Se você trabalha com a venda de sensor de temperatura e umidade, por exemplo, quais são os diferenciais do seu produto? Como ele pode impactar na rotina do seu cliente? No que ele se difere em relação a concorrência?

Posicionamento de mercado

Escolha um tipo (ou mais) de posicionamento

Agora que você já sabe quais são os objetivos do seu negócio, chegou a hora de analisar cada um dos tipos de posicionamento e escolher os que mais se identifica em relação a realidade do seu negócio. Veja abaixo cada um deles:

  • Qualidade/desempenho do produto: ter produtos ou serviços com desempenho superior ao da concorrência;
  • Preço do produto: leva em consideração o custo-benefício ao adquirir determinado produto ou serviço. Normalmente, o preço em relação a concorrência é menor.
  • Serviço aos clientes: nesse tipo de posicionamento, a empresa leva em consideração a experiência de compra memorável e o atendimento altamente qualificado como base, além de um relacionamento eficiente.
  • Conveniência: tem como objetivo levar a praticidade e o conforto aos clientes. Essas empresas normalmente oferecem soluções criativas para as necessidades comuns.
  • Estilo de vida: nesse tipo de posicionamento, o que vale são os valores específicos de determinados públicos-alvos. Alguns exemplos são empresas esportivas ou tecnológicas.
  • Personalização: foca em nichos mais restritos, oferecendo produtos customizados e que vai de acordo com a necessidade de cada cliente. É o caso de uma empresa de filtro de ar personalizado, por exemplo.

Agora que você já sabe como é possível ser mais reconhecido no mercado com o posicionamento, o que acha de seguir essa estratégia e ter sucesso? Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

FALE CONOSCO