Você já ouviu falar sobre o SPIN Selling? Se sua resposta foi “não”, saiba que essa técnica tem um alto potencial de estimular o seu negócio a conquistar mais cliente. E neste post nós vamos te explicar o porquê!
Por sua vez, a técnica SPIN Selling foi desenvolvida por Neil Rackham, com o intuito dessa estratégia conseguir fechar as melhores vendas.
E isso vale tanto para as empresas B2C (business to client) quanto B2B (business to business).
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Ou seja, se você atua em um indústria de corante para resina, comercializando produtos para outras empresas, essa metodologia pode ser o que seu negócio estava procurando para otimizar o seu processo de vendas!
E se você também quer buscar novos diferenciais para a sua empresa e conhecer novas técnicas e metodologias para melhorar o processo de vendas, então chegou ao local certo.
Nas próximas linhas, você verá mais sobre o que se trata o SPIN Selling e como é possível aplicar essa técnica em sua empresa.
Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?
De forma geral, o SPIN Selling se trata de uma metodologia que busca aprimorar a abordagem comercial em um processo de vendas, com o intuito de aumentar a taxa de vendas. Basicamente, o termo “SPIN” é a abreviação para as quatro seguinte palavras. São elas:
Essa metodologia foi feita para que os vendedores e gestores tenham um melhor conhecimento das necessidades dos clientes.
Afinal, em diversos casos, os clientes não sabem que possuem um problema, e que existe uma determinada solução para isso.
Sendo assim, ao realizar as perguntas adequadas, é possível fazer com que seu prospect perceba o seu problema e saiba que você pode ajudá-lo com uma solução.
Para aplicar o SPIN Selling em seu negócio, é preciso realizar estratégias para cada uma das siglas. Veja a seguir:
Aqui, você inicia a abordagem de vendas com seu prospect, e o objetivo é coletar todas as informações essenciais sobre seus problemas.
Se você atua com a venda de filtro plissado para outras empresas, por exemplo, alguns exemplos de perguntas que você pode utilizar são:
A medida que você irá coletar as informações, comece a realizar perguntas focadas na dor que o cliente enfrenta. Ouvir é o segredo para achar a sua real situação e, assim, ajudá-lo da melhor maneira possível.
Analise junto com o prospect sobre quais serão as consequências e impactos negativos, caso ele não faça nada para contornar o seu real problema.
Por fim, essa etapa do SPIN Selling é fazer com que ele entenda que sua empresa possua as soluções ideias para seus problemas.
Assim, se você vende quiosque de madeira, por exemplo, as suas chances de vendas aumentam e você poderá fechar grandes oportunidades por meio dessa abordagem eficiente!
Agora que você já sabe sobre o SPIN Selling e como aplicá-lo, o que acha de aderir essa técnica em seu negócio?
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.
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