O que é gerenciamento financeiro e como aplicar na sua vida profissional?

gerenciamento financeiro

O gerenciamento financeiro pode ser considerado um órgão vital para uma empresa. Se você é ou pensa em ser um empreendedor, tente estudar o máximo possível sobre o assunto. Com uma boa gestão financeira dos recursos, o seu negócio tem ainda maiores chances de obter sucesso.

É muito importante que você saiba a origem de cada centavo no caixa do seu empreendimento. Mais relevante ainda é reconhecer para onde ele vai. Somente profissionais com esse foco conseguem encarar crises econômicas ou ter recursos suficientes para expandir um negócio.

Você pode até mesmo estudar casos de grandes empresas. As melhores práticas de gerenciamento financeiro valem para negócios de todos os portes. Por isso, independentemente de você ser um gestor de um pequeno e-commerce ou um CEO de alguma multinacional, os cuidados necessários para a gerência dos recursos são os mesmos. 

Por mais que esse assunto seja complexo, o gerenciamento financeiro tem premissas básicas. 

  • Quitar as contas, 
  • Analisar a situação tributária da empresa, 
  • Diminuir os gastos desnecessários.

Aliás, essa é uma das maiores preocupações de uma empresa. Quanto mais ela cresce, maiores são as chances de investimentos supérfluos e compras dispensáveis

Como aplicar o gerenciamento financeiro?

Aplicar o gerenciamento financeiro no seu empreendimento deve ser uma prioridade para você. Por isso, para aplicá-lo com precisão é necessário ter dados corretos sobre a situação financeira do seu negócio.

Se você perceber, por exemplo, que sua empresa está com altos gastos com benefícios, é preciso analisar como fazer para cortá-los. Agora, se essas informações não estão precisas, isso pode levá-lo a tomar uma decisão incorreta e ainda prejudicar o bem-estar dos seus funcionários.

O tópico acima serve para mostrar que o gerenciamento financeiro é vital para a tomada de decisões dentro de uma empresa. Ele serve como uma bússola a direcionar o caminho que o seu negócio deve seguir. Por outro lado, quando esses dados estão corretos, você tem o essencial para tomar uma decisão acertada e ainda aumentar a produtividade de sua empresa.

Por isso, a melhor maneira de aplicar o gerenciamento financeiro é por meio de processos semanais ou até mesmo diários. Esperar para fazer isso apenas no fim do mês é uma decisão incorreta.

Para ajudá-lo, conte com uma equipe de especialistas e tenha acesso a softwares de contabilidade. Por meio deles, é possível verificar se o seu fluxo de caixa está positivo ou negativo, por exemplo.

Maneiras de utilizar o gerenciamento financeiro?

Assim como a equipe de marketing verifica todos os dias softwares como o CRM, você também tem o dever de analisar as plataformas de contabilidades ou planilhas. Essa é maneira mais eficaz de verificar certos problemas quanto antes.

No mundo corporativo, a demora para a tomada de decisão pode ser fatal para um negócio. Se o seu business efetua diversas vendas por dia, é importante analisar os custos da operação e verificar se toda a negociação oferece lucros.

Em casos de operações que são influenciadas por moeda estrangeira, por exemplo, esse cuidado com o gerenciamento financeiro é ainda mais relevante. Qualquer movimento em falso pode ocasionar um grande prejuízo para a sua empresa. 

Para quem tem uma equipe especializada em vendas, os números apresentados pelo gerenciamento financeiro também podem influenciar na gestão de pessoas. Caso os resultados estejam abaixo do esperado, é a hora certa de conversar com a equipe e verificar como é possível reverter essa situação.

Como se beneficiar do gerenciamento financeiro?

O primeiro benefício de um bom gerenciamento financeiro é o melhor planejamento comercial. Com um panorama sobre o fluxo de caixa da empresa, se torna muito mais simples decidir qual será o próximo passo de uma companhia.

Se a empresa está com as finanças no vermelho, é um sinal de que algo precisa ser feito. Por outro lado, com as contas no azul, é possível pensar em decisões como expansão para outras cidades, compra de maquinários, contratação de profissionais especializados, entre outras melhorias.

Manter a contas em dia também é resultado de um gerenciamento financeiro profissional. Além disso, com dinheiro em caixa, sua empresa tem melhores condições para negociar com fornecedores.

Portanto, como visto nesse artigo, o gerenciamento financeiro é primordial para a evolução do seu negócio e de sua carreira profissional. Ao realizar o planejamento correto, os resultados de uma empresa próspera não demoram a aparecer.